Procedimento

Como denunciar?

Como fazer com que o seu relatório ou inquérito seja bem sucedido?

Mantenha-se em contacto: poder contactar o informador é um factor chave para o sucesso de uma investigação. É por isso que é importante que dê seguimento ao seu relatório ou inquérito para que possa informar-se sobre o progresso do processo, responder às nossas preocupações ou fornecer mais informações. Pode deixar-nos um meio de contacto sem revelar a sua identidade.


Diga-nos todos os detalhes: quanto mais informação nos fornecer, melhores serão as hipóteses de confirmação.
Ter estas recomendações em mente:

  • Utilize canais como a linha directa EthicsGlobal, WhatsApp ou chat, onde pode interagir com agentes que o ajudarão a apresentar o seu relatório.
  • Indicar os nomes das pessoas envolvidas ou que possam ter conhecimento do incidente.
  • Descrever o local e a data em que os acontecimentos ocorreram.
  • Se possível, fornecer elementos que possam ser utilizados como prova.
  • Escrever um relato detalhado dos factos.

Como posso dar seguimento a uma queixa ou inquérito que tenha feito?

Quando terminar de apresentar a sua queixa ou consulta, receberá um número de ficheiro. Com este número pode acompanhar o estado do processo e consultar as mensagens que lhe enviámos no caso de ter decidido não fornecer os seus dados de contacto. Pode fazer o acompanhamento aproximadamente a cada 5 dias úteis.


Quanto tempo demora a resolver uma queixa ou consulta que já tenha sido feita?

A EthicsGlobal transmite a informação ao Comité de Ética ou ao Compliance Officer pertinente no prazo de 24 horas após a elaboração do relatório ou inquérito. Uma vez recebida, a empresa tem um máximo de 30 dias úteis, prorrogável por um período igual, para resolver o caso.